quarta-feira, 22 de agosto de 2012

90% das escolas têm registros de violência

No dia 14/08/2012,na reportagem de Cláudia Boff, o Diário de Canoas abordou um assunto que tem sido muito falado ultimamente, a violência nas escolas.
Ao falar de violência muitos pensam somente em agressão física como tapas,chutes e etc, mas a violência vai muito além com a agressão verbal e também o bullying.
O jornal nos mostra uma porcentagem de uma pesquisa realizada pela Guarda Municipal, que indica que 90% das 48 escolas municipais de Canoas tem vivenciado discussões e brigas não só entre colegas mas também entre professores e alunos.
Entre março e agosto deste ano ocorreram 470 casos de violência escolar, sendo 32% agressões físicas, 9,4% agressões verbais e 6% atos praticados por bullying.
Quem é estudante sabe que hoje em dia isso esta mesmo comum nas escolas, por onde se passa podemos ver as ofensas, os xingamentos e as agressões físicas que são muitas vezes provocadas por bobagens, como briguinhas por namorados, puxões de cabelo ou até mesmo justificadas  por "ela estava me encarando e eu não gostei".
A pedagoga Lauraci Dondé diz que a violência sofrida nas escolas é reflexo de uma série de mudanças na sociedade dentre as quais a família ganha outra dimensão.
Em minha opinião a falta de atenção em casa, os problemas familiares não justificam o mal comportamento de alunos que hoje em dia tem se mostrado muito mal educados e loucos por chamar a atenção. Não tem o menor respeito com os mais velhos, os professores, e na verdade não tem respeito nem consigo mesmos porque acham que humilhar alguém é legal.
Alguns fazem apenas pra se mostrar para os amigos e poder se encaixar naqueles "grupinhos" das escolas, e é ai que começa o famoso "bullying", pois se você não faz o que eles querem pra entrar pro grupinho quem se torna o novo alvo dos xingamentos é você.
O que esta faltando é a educação que devia vir de casa, não é falta de atenção dos pais e sim a falta de educação dos jovens que os levam a achar que são melhores que alguém e que podem humilhar por serem de diferentes classes sociais, raça e aparência.
Ninguém tem o direito de xingar, ofender, humilhar e bater em ninguém mas tem todo direito e dever de ter educação e respeito com o próximo sendo coleguinhas de sala ou até professores e funcionários da escola.
E retorno a dizer que educação é algo que vem de casa, a escola só tem a obrigação de nos dar conhecimento para que possamos nos tornar cidadãos melhores.


Natália Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário